Ano novo iniciado. Festas terminadas e aquela sensação de recomeço, mas, com o novo ano que se inicia os diversos impostos e taxas também aparecem. Para quem tem transporte próprio, o IPVA e o seguro do transporte; para quem mora de aluguel ou tem sua residência própria, o IPTU; ainda para quem mora de aluguel há o aumento anual; para quem é trabalhador (a) Imposto de Renda; para quem tem filhos em escola ou faculdade privada lista de material escolar, matrícula e uniforme.

 

Mas todo o ano o aumento da passagem de ônibus atinge todos os (as) trabalhadores (as), aumentando ainda mais os gastos familiares. Normalmente, o aumento sempre ocorre nas férias, para que os movimentos estudantis ou dos (as) trabalhadores (as) não se organizem e consigam impedir o aumento que sempre afeta os bolsos de todos. E os noticiários normalmente divulgam os aumentos quando eles já aconteceram ou divulgam as manifestações contrárias ao aumento como um comportamento de bagunceiros, desocupados e vândalos.

Em Caruaru, o COMUT (Conselho Municipal do Transporte), que é um conselho consultivo, ou seja, ele aprova entre os conselheiros, porém quem decide, no fim das contas, é o prefeito da cidade sobre o aumento da passagem, rotas e outras questões sobre mobilidade. Quem faz parte do conselho são empresários e representantes do governo municipal e a outra parte são os representantes da população, que quase sempre não tem voz no conselho. Sendo assim, a população não tem espaço para defender questões do seu interesse sobre o transporte público. Mas a população não sabe dessa informação, porque a televisão e o rádio não falam sobre o que acontece no conselho e na cidade de Caruaru, pois está a serviço dos empresários da cidade e do governo municipal.

O COMUT tem uma página no Facebook e canal no You Tube, o texto que chega para a população trás informações de acordo com o pensamento dos empresários, que estão a favor do governo municipal. Assim, as informações que chegam para a população não são totalmente verdadeiras ou não são ditas. Por exemplo, recentemente, num domingo de novembro de 2015, aconteceu a conferência de trânsito e transporte para uma nova formação de conselheiros e a população não foi informada dessa eleição. Isso é uma prova do jogo de interesses próprios dentro do COMUT.

A população precisa saber o que realmente acontece no COMUT, e assim começar a cobrar desse conselho para que ele não sirva mais aos empresários e sim à classe trabalhadora. Ninguém aguenta mais aumento de tarifa de ônibus e um serviço ruim: ônibus que não passam na hora; ônibus que não param para pessoas idosas; paradas de ônibus inseguras e escuras; ônibus velhos e inseguros.

Farpa Brasil Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

02 de janeiro de 2016.

© Copyright 2000 - 2014 SISMUC Regional - Todos os Direitos Reservados - É proibida a cópia total ou parcial deste site sem autorização de seus administradores

Desenvolvido por AgênciaNET e ATONA mídia

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0