Os sonhos resultam da necessidade constante do cérebro para criar e consolidar memórias. Dessa forma, os sonhos seriam comparados a uma proteção de tela, como acontece nos celulares ou laptops, que evita que o cérebro fique completamente desligado. Todos nós sonhamos, em qualquer idade algumas noites, e a maioria dos sonhos acontece durante o sono profundo caracterizado pelo movimento rápido dos olhos. Eles também podem ocorrer durante o sono de ondas lentas, mas de forma menos frequente.

Nesse contexto, também às vezes, sonhamos acordado, não sabemos quando sonhamos pela primeira vez, quando se fala em educação   é fato que Anízio Teixeira foi o primeiro a sonhar com uma educação pública de qualidade e gratuita. Também sonhamos e alguns dos nossos sonhos gostaríamos que se tornassem realidade isso é fato, porém será preciso concretizá-los através de ações exitosas. 
 
Nessa perspectiva além de imaginar e sonhar Anizio Teixeira, também concretizou seus sonhos na busca de uma educação de qualidade, sendo responsável pela transformação da educação brasileira no século XX. Advogar a ideia de que deveria ser criada uma educação pública que abrangesse do ensino  infantil até à universidade só mesmo um sonho, que nasceu na mente de  Anizio Teixeira,  indo muito além, pois propunha tudo isso  sem sectarismo, e sim que tivesse um olhar direcionado para os interesses  da comunidade    com o objetivo de construir uma sociedade mais justa.

Sim e   para que tudo isso? Qual o objetivo? Simplesmente para que a escola deixasse de ser feita pela elite e para a elite   seria o alicerce na busca de uma sociedade mais justa e igualitária isso poderia ser chamado de devaneio ou até mesmo alucinação, mas nasceu a partir de um sonho a educação não era só um produto de mudanças, mas sua geradora. Uma educação é construída através do compartilhamento do conhecimento, é um processo empírico   da troca mútua dos saberes, isso coletivamente na defesa de estimular o senso crítico, analítico e reflexivo   e ensino dialógico. Com o intuito de buscar a cidadania   com o objetivo de     combater as desigualdades sociais, “Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública. Esse foi o sonho de Anizio Teixeira e seu grande legado.





© Copyright 2000 - 2014 SISMUC Regional - Todos os Direitos Reservados - É proibida a cópia total ou parcial deste site sem autorização de seus administradores

Desenvolvido por AgênciaNET e ATONA mídia

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0