A educação é um dos pilares para o desenvolvimento de qualquer sociedade, segundo Anísio Teixeira “é o único instrumento capaz de gerar democracia”. No Brasil, ela tem sido um tema norteador de interesses, uma vez que ainda existem muitos desafios a serem superados e alcançados. Nesse viés à educação, como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade, tem sido objeto de incessantes debates e preocupações no contexto brasileiro. A busca por padrões de qualidade, equidade e igualdade na educação é um desafio persistente em um país tão diverso e complexo como o nosso. Sobre essa ótica educacional de problematizações diversas o foco será direcionado às tecnologias, ou seja, como elas poderão influenciar de forma exitosa na educação e assim facilitar todo o processo de ensino e aprendizagem. A democratização da educação, entendida como o acesso universal a uma educação de qualidade, tem sido um ideal perseguido em nosso país.
Diante desse cenário, para alcançar esse objetivo, faz-se necessária uma análise contemporânea aprofundada das principais tendências e desafios que a tecnologia na educação apresenta. Decerto, a implementação da tecnologia na educação também não está isenta de desafios entre eles treinamento e desenvolvimento dos professores que são ações fundamentais, outro elemento é o de garantir acesso à infraestrutura tecnológica, especialmente em áreas remotas, é um desafio que ecoa às preocupações. Pois, a falta de acesso à internet de alta velocidade e dispositivos em algumas regiões poderão criar desigualdades no acesso à educação baseada em tecnologia, isso é bem mais perceptível no ensino público , sejam eles estadual ou municipal , sendo mais um obstáculo para o tripé qualidade, equidade e igualdade na educação, todavia, é importante ressaltar do avanço nessa temática quando o direcionamento está voltado para o ensino público, embora não se pode negar que há ainda muito a se fazer. É fato que às tendências tecnológicas na educação são um potencial significativo para aprimorar o ensino, tornando-o mais acessível, envolvente e personalizado, pois exercem um papel cada vez mais importante na transformação da educação.
Sobre essa ótica a incorporação de ferramentas digitais e recursos tecnológicos nas salas de aula são essenciais e revolucionam a didática, a metodologia e os instrumentos avaliativos influenciando para que os alunos aprendam e os professores ensinem, através da inserção dos instrumentos tecnológicos. É inquestionável a importância da tecnologia na educação vai muito além de simplesmente inserir dispositivos eletrônicos nas salas de aula., à vista disso, representa uma mudança de paradigma, uma nova forma de abordar o processo de ensino e aprendizagem. Logo, investir na tecnologia para educação não é apenas uma questão de estar atualizado com as últimas tendências, mas sim uma estratégia fundamental para promover e melhorar um ensino de qualidade, inserindo os alunos no presente com foco no futuro e proporcionar experiências educacionais significativas e enriquecedoras, com os professores diversificando suas metodologias de ensino, tornando às aulas mais dinâmicas, com o objetivo de proporcionar desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico. Além disso, é inquestionável que o uso da tecnologia na educação facilita o aprendizado, identifica as dificuldades dos alunos através de estratégias personalizadas para cada caso, eis o caminho que com certeza resultaria numa experiência exitosa em todo o processo de ensino e aprendizagem.