Boa notícia para os servidores associados ao SISMUC - REGIONAL, é que nos próximos dias, uma Biblioteca será inaugurada na sede do sindicato. A iniciativa é fruto de uma parceria do SISMUC com a Faculdade UNOPAR Caruaru e o objetivo é incentivar o hábito da leitura. No total são 1500 livros divididos em mais de 300 exemplares. Os livros são de diversas áreas, empreendedorismo, libras, educação a distância, entre outros.
Os servidores poderão pegar emprestado os livros e levar para casa e não há um prazo limite para devolução. Vale ressaltar que Todo esse conhecimento vai ficar disponível de forma gratuita para os servidores que são associados ao sindicato e que não dispensam uma boa leitura.
O Presidente do SISMUC - Regional, Eduardo Mendonça, e uma comitiva do sindicato acompanharam uma reunião na sede da secretaria de Administração da prefeitura de Caruaru. O encontro foi para discutir um pagamento retroativo para os Agentes de Trânsito e da Guarda Municipal. O valor é referente às promoções de inspetores e subinpetores, previstas no PCC, e deveria ter sido feito até o dia 20 de novembro de 2019. Porém, isso só ocorreu no dia 10 de agosto de 2021, o que gerou o retroativo (referente ao período de novembro de 2019 a agosto de 2021).
Nessa reunião, no entanto, ficou decidido que esse pagamento foi liberado e que será dividido em 12 parcelas. O dinheiro começa a cair na folha de pagamento desse mês. Mas os servidores devem solicitar o valor, através de requerimento administrativo ainda esse mês, só assim o dinheiro cairá na conta como orienta os representantes das secretarias.
Eduardo Mendonça, Presidente do SISMUC, ressalta que, caso o dinheiro não seja depositado no período acordado, o sindicato está disponível para atender os servidores nesse processo, através do departamento jurídico. "Fomos procurados pelos servidores para tratar sobre esse assunto e acompanhar a reunião. Orientamos que os agentes e a Guarda Municipal façam o requerimento e observem se o dinheiro será depositado. Caso contrário, nosso departamento jurídico está disponível para as medidas cabíveis", ressaltou.
O ano de 2022 começa com novos desafios para o SISMUC. O primeiro deles foi discutido em uma reunião com a mobilizadora Cássia Munis, do projeto FéCidadã - Transparência pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, mantido pela FEPAS. O objetivo é firmar uma frente contra a corrupção e garantir que recursos destinados para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, sejam de fato aplicados. Em Caruaru, o foco principal é acompanhar a distribuição da merenda escolar para os estudantes da rede pública de ensino. O encontro foi conduzido pelo presidente, Eduardo Mendonça, e pela secretária do sindicato, Neidinha Mota, na sede da entidade.
É importante lembrar que no Nordeste o FéCidadã já atua em 7 cidades: Maceió, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Campina Grande, Natal, Fortaleza e Caruaru. Neidinha Mota, que também é integrante do Conselho de Alimentação Escolar, convidou os representantes do FéCidadã para que participem da próxima reunião do conselho e saibam sobre o trabalho desenvolvido pelo órgão no município.
Outra parceria muito importante para 2022 será para fortalecer a Educação. Junto com a Faculdade Unopar, a ideia do SISMUC é a implantação de uma biblioteca local, onde os servidores possam ter acesso a conteúdos impressos e levá-los para casa sem nenhum custo, como incentivo à leitura. Além disso, a instituição já oferece descontos especiais para os servidores que pensam em fazer um segundo curso superior ou uma pós-graduação.
Professor Marcelo Oliveira, Vice-presidente do SISMUC - Regional.
O objetivo do estudo da língua materna, o português às vezes é questionado, seria o estudo da análise sintática? Por que o aluno vê a prática pedagógica descontextualizada e ineficaz? Além disso, outro aspecto importante o processo de ensino e aprendizagem é enfadonho, nesse sentido também o professor não planeja as atividades didáticas, apenas é reprodutor dos livros didáticos.
Nessa perspectiva, é incoerente que o professor insista em um processo de ensino fragmentado em conteúdos descontextualizados, diante desse fato faz-se necessário que o professor faça uma reflexão apresentando alternativas metodológicas significativas, com didáticas concretas que foquem em desmistificar o estudo sistemático, que é considerado um insucesso escolar do ponto de vista da aprendizagem, exatamente por estar centrado na gramática, engessado e sistematizado o que o torna desgastante fato esse predominante na educação básica, pois o aluno, ao ingressar na faculdade após uma vida escolar considerável, não detém o domínio da língua materna, o português, em suma, a má formação docente também compromete o andamento da qualidade do ensino.
É evidente que com a pseudodemocratização do ensino em nosso país, irá desencadear em professores que foram formados em faculdades retrógadas, com uma metodologia de ensino ultrapassada, nesse contexto o professor João Wanderley Geraldi, linguista renomado em face dessa realidade afirma: “o que se viu foi a formação de professores em cursos rápidos, sem embasamento teórico”.
Dessa forma, na questão relevante ao estudo da língua materna, persiste-se na metodologia irredutível de um ensino que vai de encontro a realidade linguística da escola, que tem na má formação do professor um dos pressupostos, é evidente que nessa víeis aquele que deveria ser o mais beneficiado, torna-se o mais prejudicado, o aluno. Naturalmente, há professores que procuram se empenhar em renovar as concepções de língua e de ensino da língua materna, entretanto existem os “dinossauros” do ensino que se posicionam no ápice do saber diante do aluno, estão presos à tradição gramatical, se esquivando de inovar, preferindo a indolência a buscar perspectiva diferentes da que lhes fora apresentada em sua formação docente.
Diante disso, o professor terá que encontrar alternativas didáticas, metodológicas, simples no momento de transmitir os conceitos de língua portuguesa, com exemplos práticos fundamentados no cotidiano escolar e repensar todo ritual do ensino, assim será possível tornar o ensino dinâmico e resgatará a atenção do aluno na aprendizagem com exemplos mais consistentes, não focar apenas no ensino através da gramática normativa, que relega toda e qualquer forma de expressão que tenha como base a linguagem coloquial, é preciso refletir há a necessidade de uma postura pedagógica nova. Decerto direcionada para o texto com o intuito de tornar a aula dinâmica, ou seja, é perceptível todo o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa tornar-se-ia bem mais atrativo e enriquecedor, assim se desconstruiria o mito de que língua portuguesa é muito difícil. Por certo a maior dificuldade está na metodologia perpassada ao aluno, que é a figura principal durante a construção do conhecimento, prejudicando-o em todo o processo de ensino e aprendizagem.
Confira entrevista com avaliadora educacional técnica do MEC, Rejane Barbosa, na Metropolitana FM 98,9 - Caruaru, sobre Orientação e Reestruturação de PCC's da educação no estado de Pernambuco.
Ouça o áudio da entrevista do Presidente do SISMUC Regional Eduardo Mendonça no último dia 18/03 no Cultura Entrevista com Hélio Júnior.